ATENÇÃO: TEMPLATE EM REFORMA!!!
.

8 de nov de 2010

UM PASSEIO POR FIRENZE!

Hoje o post vai ser diferente! Nada de palhaçadas hehehe Vou mostrar pra vocês um pouquinho de Firenze, que foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais bonitas do mundo.
Firenze é famosa também por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal.
Aqui vocês vão ver os pontos turísticos mais importantes e também alguns lugares que passam desapercebidos se você não conhece a história da cidade, mas que também não deixam de ser importantes.
Vamos viajar??? Clicando nas imagens, elas ficam maiores e vocês podem apreciar a beleza que encontramos por lá!

BASILICA DI SANTA CROCE
Basilica di Santa Croce é a principal igreja franciscana em Firenze, e uma das principais basílicas da Igreja Católica no mundo. Ela fica na Piazza di Santa Croce, a leste da Santa Maria del Fiore. É o lugar onde estão enterrados alguns dos mais ilustres italianos, tais como Michelângelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini, e por isso é apelidada de 'Panteão das Glórias Italianas'. Suas características mais marcantes são as 16 capelas, muitas delas decoradas com afrescos de Giotto e seus alunos, e os monumentos funerários.
Não tive como tirar fotos do interior, porque já estava fechada naquele horário... Fica pra uma próxima!

PONTE VECCHIO
A Ponte Vecchio (Pípol, 'ponte' aqui é substantivo masculino, por isso não é Ponte Vecchia ¬¬) é uma ponte em arco medieval, sobre o Rio Arno. Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto da autoria de Taddeo Gaddi. Ela tem três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Desde sempre abrigou lojas e mercadores, que mostravam suas mercadorias sobre bancas. Diz-se que a palavra bancarrota teve origem ali. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto. hehehe
 
Ao longo do Rio Arno, está uma associação de canoagem, cujos associados desfrutam comodamente das belezas do lugar nas mesinhas e espreguiçadeiras que ali ficam! #invejinha
 
Hoje em dia não tem mais açougueiros e mercadores como antigamente. Somente uma grande quantidade de lojas de jóias (verdadeiras) e pedras precisosas ao longo de toda a ponte!
Não faz muito meu estilo, mas pra quem curte, é o local ideal pra se jogar no 'gramour'!!!

PERCORSO DEL PRINCIPE
Existe um roteiro especial que necessita de agendamento prévio, um tour conhecido como 'Percorso del Principe', que começa no Palazzo Pitti e termina no Palazzo Vecchio. Esse famoso corredor passa pela Galleria degli Uffizi e Ponte Vecchio, e foi usado por Lorenzo de Medici depois de ser ferido gravemente e ter seu irmão morto em um atentado. Depois desse atentado, por medo que outros pudessem acontecer, construiu um corredor protegido, cerca de 10m de altura do nível do chão. Assim poderia se locomover de forma segura, longe das pessoas comuns.

PALAZZO VECCHIO - ENTRADA
Estátuas de Hércules e Caco, escultura de Baccio Bandinelli situada frente ao Palazzo Vecchio.

O Palazzo Vecchio está localizado na Piazza della Signoria. Atualmente é a sede do município fiorentino e no seu interior acolhe um museu (tem que pagar, viu, por isso não fui visitar ainda hahahaha) que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.

PALAZZO VECCHIO - INTERIOR


 PIAZZA DELLA SIGNORIA
Durante séculos esse tem sido o lugar que serve de marco político e até social na cidade. Antigamente os cidadãos eram convocados a comparecerem a praça ao ouvir as badaladas do sino. Os motivos iam desde festas até invasões.
Há várias estátuas ornamentando a praça, algumas são cópias, como a do Davi de Michelangelo, a original permaneceu na piazza até 1873. 
Tá, eu queria tirar foto apertando as 'bolas' do Davi, mas meu marido disse que isso era muito turístico ele não quis dizer ridículo e não me deixou fazer a foto, apesar de todo mundo fazer. Então, fingi que sou normal mesmo hauhauah
Estátua de Perseo com a cabeça da Medusa, que está na Piazza della Signoria. A famosa estátua de bronze foi feita por Benvenuto Cellini e foi inaugurada em 27 de Abril de 1554.
Uma curiosidade: Naquela época as estátuas de bronze eram feitas em partes, ou seja, de pedaço em pedaço. Eles fundiam o bronze, colocavam as partes numa espécie de forma e depois as juntavam e terminavam a obra. Cellini, em vez disso, fez Perseo quase de uma só vez. A escultura, excluindo alguns detalhes, como a espada, as asas e as gotas de sangue de Medusa, foi feita de uma só vez, coisa que nenhum artista da época havia feito.

A FOGUEIRA DE SAVONAROLA
Girolamo Savonarola foi um padre dominicano e, por curto período, governou Firenze. Foi um crítico ferrenho contra a imoralidade e a vida de prazeres dos florentinos, enquanto pregava que a população voltasse à vida da virtude cristã. Seus sermões e sua personalidade causavam um profundo impacto na população. Por criticar a Igreja e desafiar as ordens papais, em 1497 ele foi excomungado.
Savonarola terminou preso por ordem papal e condenado à morte. Foi torturado e, em 1498 morreu queimado em praça pública, na Piazza della Signoria, onde hoje existe um 'marco' no local pra lembrar o acontecido (Na foto, o local onde ele foi queimado).

IL BIANCONE

A Fontana di Netuno (também chamada de Il Biancone), obra de Bartolomeo Ammannati, pretendia destacar a vocação marítima de Firenze. MAAAAS acabou chamando mais atenção porque foi o primeiro nu exposto em praça pública. (Safadinho hahahahah)

IL DUOMO









CAMPANILE DI GIOTTO

Eu não sei porque, mas toda vez que vejo o Duomo penso que ele é feito de marchetaria hehehehe
A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral (ou Duomo), da Arquidiocese da Igreja Católica Romana de Firenze. Notabilizada por sua monumental cúpula - obra do celebrado arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira  renascença italiana, considerada de fundamenal importância para a História da Arquitetura. Ela é o registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. Seu nome (cuja tradução é Santa Maria da Flor) parece referir-se ao lírio, símbolo de Firenze, mas um documento do século XV, por outro lado, informa que “flor”, no caso, refere a Cristo.

CABEÇA LUSTROSA
Em uma das portas do Duomo, destaca-se essa estátua com a cabeça lustrosa hauhauhua
E por quê? Porque todo mundo que passa por ali, passa a mão na cabeça da dita cuja, pra 'dar sorte' ¬¬
Tá, aqui existem essas coisas... simbolismos e tals... Se vocês pesquisarem, na Basilica di San Pietro, os fiéis fazem a mesma coisa em um dos pés da estátua de São Pedro. É costume de todos que entram lá beijar um dos pés da estátua, ou passar a mão no pé, para buscar a bênção de São Pedro. Resultado: o pobre do São Pedro quase não tem mais dedos. De tanto passarem a mão, o pé dele está se deformando. hehehehe

BATTISTERO

Acredita-se que o Battistero seja o mais antigo prédio da cidade de Firenze e é famoso por suas magníficas portas de bronze. Fica na Piazza del Duomo, a oeste da basílica. O batistério é uma construção octogonal que simboliza o oitavo dia (octava dies), o tempo da Ascensão de Cristo. Simbolizava a vida eterna, que é dada pelo batismo.


Depois de tanta História, um pouco de relax... lol

BATACCHIO
Vocês já viram esse tipo de coisa em filmes de terror. De acordo com as minhas pesquisas googleanas, o BATACCHIO é 'um elemento metálico, de forma variável, usado para bater na porta'. Sacaram o que é? Aposto que vocês não sabiam que isso tinha um nome. E aposto que muito menos sabiam que em Firenze eu ia achar uma casa com um BATACCHIO do CAPETA na porta e ainda por cima, fumando um cigarrinho! hauhauahuahuahua Fala sério, quem ia querer ter o capeta na porta de entrada??? Só aqui mesmo! OMG

TAVERNA DIVINA COMMEDIA
Gentem, escondida em uma das vielas (sim, porque na Italia as ruas parecem vielas e tudo vira um labirinto) passamos por uma Taverna!!! Eu, como ex-bebedora, adoraria voltar a dar uns golinhos ali só pra me sentir no clima da Idade Média! Fora que o local é uma graça, com música ao vivo, bem acolhedor! Fica a dica pra quem visitar Firenze e quiser beber em um lugar inusitado!

CHANEL
Como vocês podem ver, a foto foi tirada de muito longe, porque eu fui impedida pelos seguranças (marido e filho) de me aproximar de qualquer loja-perfumaria-boutique-local-de-mulherzinha depois de gastar os míseros 15 euros do dia em bobagens esmaltes. Mas ali está a Boutique Chanel, onde podemos encontrar TUDO da marca pra comprar ou passar vontade, como no meu caso. Voltarei em breve sozinha com um mapa nas mãos e farei muitas fotos procês verem!

VIA DEI GEORGOFILI

O massacre de Georgofili é um atentado atribuído à organização mafiosa Cosa Nostra. Na noite de 26 pra 27 de maio de 1993, um Fiat Fiorino explodiu perto da histórica Torre dei Pulci, sede da Accademia dei Georgofili. A enorme explosão matou cinco pessoas e deixou outras 48 pessoas feridas. Além da torre, foram destruídas muitas casas e até a Galeria Uffizi foi seriamente danificada.
O massacre foi visto como uma resposta feroz do clã Corleonesi de Toto Riina, pela aplicação de uma lei que previa uma prisão severa e isolamento para a máfia.
Ainda se pode ver o estrago feito pelas bombas, e no local, uma placa homenageia os mortos no atentado.
É, pessoas, a máfia ecziste sim!


ARTISTAS PELAS RUAS
Gentem, uma coisa que vemos muito por aqui (nas grandes cidades italianas geralmente) são os artistas de rua. Vai desde as estátuas humanas (olha o Cupido gordinho ali na esquerda da foto), até caricaturistas, pintores, músicos...
...e até mímicos, que te seguem e te imitam (e assustam as turistas japonesas - essas são escandalosas viu!) pra delírio da galera que fica sentada ao redor dos monumentos se divertindo com a cena e passando 'UNA BELLA GIORNATA A FIRENZE!'


Uffa, post longo, trabalhoso, mas adorei fazer pra mostrar pra vocês uma parte (tem muuuuuuito mais) de uma cidade que VALE MUITO A PENA conhecer se tiverem a oportunidade de virem passear pela Toscana.


Espero que tenham curtido a viagem!!!
Xoxo
Momô
Com colaboração do Google, da Wikipedia e do maridón, que me ajudaram em vários textos! Obrigada! Bolar as aulas de História na escola dá nisso! Não repitam isso na sua vida! Xoxo

6 comentários:

Clary Mota disse...

Só uma coisa...
Muuuuuuuuuuuuito obrigada por me deixar com mais vontade ainda de conhecer a Itália. ¬¬.
Huhauhauhauahuahuahau.
Eu sou simplesmente apaixonada por esse lugar. No dia que eu casar, quero passar minha lua de mel aí. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Adorei o post turístico flor.
Bjs!!!

Ps. Da próxima despista dos "seguranças" né? Huhauahuhua.

Wal disse...

OMG, viajei gostoso agora, q delícia.
Se eu mostrar isso para o marido italianão, ele vai surtar, minha sogra acho q cairia no choro, kkk

Momo, e vc ainda pergunta se pode postar isso?

DEVE! Isso e muiot mais, ficou lindo, e com a sua permissão, vou "re-postá-lo" no "no corpo e na alma", pq tá demais!!!

Parabéns, e se benze numa dessas catedrais aí viu, q a inveja do pessoal aqui vai aflorar, kkkkkkkk, eu sou uma, kkkkkkk

Unhas e Cores disse...

Noossa! Que lugar lindo!!!
Pooxa e eu aqui no meio do matoo rsrsrs

Ri demaaais seu marido não deixar você tirar fotos apertando as bolas do Davi hahahahua

Lindo o post!! Estou adorando suas fotos turísticas x)

Beijos!
Tha

http://unhascores.blogspot.com/

Evelyn disse...

Aiii que sonho...
Já que nós... meros mortais, não podemos ir para um lugar tão maravilhoso como este... A Momo traz um pouquinho pra gente.

Adorei!!!

Me divirto muito com seus posts.

Bjs

=D

Momô disse...

Ai gente, sinceramente me sinto na Idade Média aqui...
mesmo passando pelas vielas aqui de Loro, eu desacredito que pode ter gente morando nesses lugares estranhos hehehehe
Mas é mto legaaaaal msm!
Bjus

Unhas e Cores disse...

Eu imagino esse sentimento de Idade Média... eu também penso isso às vezes, que essas cidades nem devem ser tããão bonitas, só ricas pelos lugares antigos :-)

Os lugares são estranhos então?? aheuiehuaei :D

Postar um comentário

www.coresdapraia.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger