ATENÇÃO: TEMPLATE EM REFORMA!!!
.

6 de jan. de 2011

HOJE É DIA DA BEFANA!!!

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
col cappello alla romana...
VIVA VIVA LA BEFANA!

befana

Olá pessoas!!!
Hoje, 06 de janeiro, é dia da Befana!
É feriado na Italia, pra vocês verem como é um dia importante, e é o dia que as crianças esperam a Befana!
Mas o que é a Befana???

Hoje, a Igreja celebra a festa da Epifania, ou seja, a visita dos Magos que foram adorar o Menino Jesus. Epifania, em grego, significa manifestação. Essa visita simboliza a manifestação de Nosso Senhor não somente aos judeus, mas a todas as nações da Terra. É uma das festas mais importantes para a Igreja Católica. A Befana é uma figura folclórica tipicamente italiana. Mais amada do que o Papai Noel, a simpática velhinha, de roupas remendadas, chale, lenço na cabeça e chapéu pontiagudo, botas e de vassoura na mão, vem na noite do dia 05 pra 06 de janeiro deixar doces nas meias das crianças que se comportaram bem, e carvão na meia das crianças que foram malcriadas. Tenso né! hahahaha
Nos dias que antecedem o dia da Befana, só se fala nisso! Até os supermercados são decorados especialmente pra essa data...
Nunca vi tanto tipo de meias na minha vida!!! Com doces, sem doces, com carvão (siiiim aqui vende carvão em saquinhos pra comer), meias gigantes, meias temáticas, tudo o que vocês podem imaginar!

befana2
(Não levem em consideração a qualidade das fotos, tirei com o celular, escondida, dentro do supermercado lotado de gente hahahah)

Mas afinal QUAL A ORIGEM DA BEFANA?
Existem várias versõespra história da Befana...

"Conta-se que há muitos séculos o Rei Herodes decretou que todos os meninos naquele ano deveriam ser sacrificados: era seu desejo matar a criança que nasceria para ser o futuro "Rei". Os soldados percorreram as cidades através de todo o país, matando os meninos. Uma das mães que perdeu o seu filho ficou tão chocada que não conseguiu chorar, nem aceitar a perda de seu filho: ela procurou desesperadamente o filho por toda a casa e, não o encontrando, convenceu-se de que a criança não estava morta, mas desaparecida. Colocou todos os pertences de seu filho numa toalha, presa a uma vara, que carregou no ombro, procurando de casa em casa por ele.
Para essa jovem mãe, parecia que muito tempo havia passado na procura, mas em poucos dias ela viu uma criança. Convencida de que conseguira encontrar o seu filho, ela depositou a toalha e os pertences no pé da manjedoura onde a criança dormia. O jovem pai olhou a face desta estranha e ficou pensando sobre quantos anos aquela mulher haveria de estar procurando seu filho. Seu rosto estava enrugado e seus cabelos brancos.
A criança era Jesus Cristo e, em gratidão à generosidade da "velha" mulher, Ele a abençoou. Em uma noite do ano, por toda a eternidade, aquela mulher, que Ele chamou de La Befana, por ser a "presenteadora de presentes", teria todas as crianças do mundo para si. Nessa noite, ela seria capaz de visitar cada uma, trazendo roupas e brinquedos. A noite é a de 5 de janeiro de cada ano e, na manhã de 6 de janeiro, as crianças de toda a Itália encontram as suas meias cheias de doces por cada boa ação, ou um pedaço de carvão, se elas tiverem sido más. Durante a noite da visita de La Befana ela é recebida por cada família com um prato contendo brócolis e lingüiça temperada, mais um cálice de vinho. Na manhã seguinte, junto com os presentes, a comida está marcada pela mão de La Befana, pela cinza esparsa deixada no prato."

Outra versão seria:

"Os Três Reis Magos pararam na casa de La Befana no seu caminho para Belém. Após jantarem com ela, a convidaram para segui-los na busca do Menino Jesus. Ela recusou-se, pois precisava limpar a casa e lavar a louça. Depois de algum tempo ela mudou de idéia e, aflita, ainda com a vassoura na mão, juntou alguns itens de casa para dar ao Menino Jesus. No entanto, ela não foi capaz de encontrar os reis Magos, nem o Menino Jesus. Desde então, ela os vem procurando, ainda com sua vassoura na mão."

Interessante não é mesmo?

Confesso que sempre quis celebrar essa festa!
As pessoas se fantasiam de Befana, as crianças cantam as musiquinhas pra Befana, que se chama filastrocca (Dá um look aqui e aqui!)! E hoje é o perimeiro dia da Befana comemorado pela nossa nova família! Mas não vai rolar filastrocca hein!!! hahaha
Aqui em casa a Befana deixou coisas interessantes na nossa meia!

befana3
Doces e chocolates pro filhote...


befana4

DSC06961
Doces e esmalte Dior pra mim!!! o.O

Alguém me explica o que deu na cabeça dessa Befana??? hahahaha
É a Befana quebrando todas as regras hahahaha
Só tenho 1 coisa a dizer: 'Ow Befana, passa aqui em casa todo mês por favor? Obrigada!' hohohohoh


signMo2

Fonte: Silent Devotion e Univ. Estácio de Sá
Imagem: Punta dell´Est

5 comentários:

Veronica Gregório disse...

Hhahahaha
Befana, não sabia dessa, gostei muito!
Oi? Quero uma Befana pra me trazer chocolate e Dior kkkkkkkkkkkkk

Beijos!

Isabel disse...

eu tb quero uns esmaltesinhos importados da Befana, essa Befana é muito legal hein!!!

Isabel disse...

engraçado não seriadia de Epifânia? na Espanha é feriado e é nesse dia em que todos entregam os presentes de natal, por que é o dia em que os 3 Reis magos deram os presentes para Jesus.

Momô disse...

Sim, é o feriado de Epifania, o nome Befana vem daí... :)

Wal disse...

Eu tb quero Befana por aqui, com muitos esmaltinhos Dior... Chique essa Befana, heim?

Postar um comentário

www.coresdapraia.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger